O Arcebispo de Pamplona-Tudela, Dom Fernando Sebastián Aguilar, saiu à frente das versões jornalísticas que o acusavam de promover aos partidos políticos de extrema direita, ao esclarecer que "não apoiaria nunca um partido que não fora sinceramente democrático e inclusive sinceramente constitucionalista".

Dom Sebastián ofereceu uma conferência sobre "A contribuição da Igreja Católica à Transição" na Universidade Rei Juan Carlos. Durante seu bate-papo se referiu à cobertura que certa imprensa deu ao discurso que pronunciou no dia 17 de março em León.

O Arcebispo considerou que foi interpretado de forma "equivocada". "Ou não têm lido meu texto ou o têm lido com muita precipitação", precisou e esclareceu que nesse momento "estávamos fora do contexto eleitoreiro".

Segundo o Prelado "a Espanha não tem apenas nenhum partido que assuma a moral católica em sua plenitude, como ideologia" e esclareceu que "há alguns partidos, pouco significativos politicamente, como Comunhão Tradicionalista, Alternativa Espanhola ou Falange das JONS, que dizem que querem assumir a doutrina social católica em sua integridade".

Neste sentido, esclareceu que falou do voto mas sim da "participação dos católicos nos partidos políticos".

"O parágrafo não se referia a quem têm que votar mas sim com que critérios morais podemos participar os católicos nos diversos partidos embora não sejam confessionais (...) A Igreja não pede nem recomenda os partidos confessionais, nem pede aos católicos o voto", acrescentou.