Nesta quarta-feira ao meio dia se celebrará na Catedral de Bogotá uma Missa para recordar a todos as crianças que teriam sido abortadas desde que se legalizou esta prática no país há um ano.

"Conscientes de que acreditar nos valores da vida humana e dar a própria contribuição para promovê-la, são condições irrenunciáveis se quer edificar a paz nas famílias e entre os povos, os católicos da Colômbia, unidos ao amor de nossa mãe Maria, ofereceremos nesta quarta-feira, dia 10 de maio de 2006, a Santa Missa pelas crianças que foram abortadas com o aval do governo e da justiça colombiana", informou a ACI Digital uma das organizadoras.

Há um ano a Corte Constitucional da Colômbia aprovou o aborto em três casos especiais: violação, má formações da criança incompatíveis com a vida e riscos graves para a mãe, supostamente para evitar as mortes de mulheres por abortos clandestinos.

Entretanto, uma sondagem do jornal El Tiempo da Colômbia revelou que o número de casos de aborto registrados segue sendo muito baixo.

"Este fracasso da Corte vai se somar a muitas outras determinações. Eles legislaram a costas da comunidade, não tiveram em conta o pensamento de católicos que procuram defender a vida. Oxalá algum dia se reforme a Corte" indicou o Bispo de Engativá, Dom Héctor Gutiérrez Pabón.