Em uma entrevista concedida a Rádio Vaticano em português, em conjunto com o jornal brasileiro Folha de São Paulo, o Secretário de estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, adiantou que o Papa Bento XVI levará a América Latina uma mensagem de encontro pessoal com Jesus Cristo e de profunda mudança social.

O Cardeal Secretário de estado assinalou na entrevista que o Santo Padre "levará instrumentos fortes" contra a pobreza  e a desigualdade social; mas sempre da perspectiva do ensino social católica.

O Pontífice também se referirá "ao tema do direito à vida e o crescimento das seitas", explicou o Cardeal Bertone.

Segundo o Cardeal, a viagem do Papa Bento XVI ao Brasil, onde inaugurará a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano no Santuário Mariano de Aparecida em 13 de maio, "será uma oportunidade para relançar um grande movimento de solidariedade, de promoção da justiça"; especialmente ante a comprovação de que a região "está ferida por situações de grande dramatismo".

O Cardeal Bertone, concluiu assinalando na entrevista que durante a inauguração da V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, "devem consagrar-se duas grandes idéias força: a linha de atração e unidade pessoal com Cristo e a linha operativa, de ação caritativa, social e também política".