Os Bispos do Estado de Chiapas chamaram os paroquianos a participar das próximas eleições estatais e trabalhar por manter "os valores universais da dignidade humana", porque sem eles a convivência estaria em perigo.

"Que em nossa vida diária estejam presentes os valores universais da dignidade da pessoa humana, o respeito aos direitos humanos, a busca do bem comum, a verdade, a justiça, a liberdade, o amor, a solidariedade, a tolerância e a paz. Sem estes valores, de profunda raizame cristã, nossa sobrevivência e convivência estarão em perigo", expressaram.

Em sua mensagem "Construir o bem comum na justiça e na paz", os bispos explicaram que "para construir estes valores nosso dever é votar com sensatez, procurando o bem de nossos povos, não nos deixar levar por interesses egoístas. Ninguém pode sentir-se dispensado deste dever".

Do mesmo modo, recordaram os candidatos a deputados e presidentes municipais que eles "não são inimigos entre si", e exortaram a "evitar desqualificações, ofensas e brincadeiras". Eles, explicaram, "têm que ser os primeiros interessados em que as pessoas possam escolher bem o que mais convém à vida das comunidades".

O texto pediu aos postulantes a assinalar claramente "os problemas e necessidades mais urgentes, a solução que propõem e a maneira de obtê-la"; assim como evitar ganhar as eleições "através de uma enganosa campanha publicitária, ou por dádivas interessadas". Os candidatos, indicaram, devem fazer ver com honestidade "por que sua pessoa e sua proposta são a melhor resposta à situação que se vive no município ou no distrito eleitoral".

"Cada um ponhamos o que esteja em nossas mãos para que o processo e a jornada eleitoral se desenvolvam de maneira transparente, tranqüila e civilizada", expressaram os bispos.

O íntegra se encontra em http://www.paginasprodigy.com/diocesisancristobal/