O Pe.  Thomas J. Euteneuer,  Presidente de  Human Life International advertiu em sua coluna semanal que a imprensa secular não deveria levar em brincadeira o recente comentário publicado pela cadeia televisiva Fox News segundo o qual Cho Seung-Hui, o assassino-suicida da Virginia Tech, poderia ter atuado sob influência do demônio.

Em sua coluna, o Pe. Euteneuer assinala que, para os meios seculares, "dado que o diabo não existe, como alguém pode ser tão irresponsável de tratar de explicar as ações de Cho recorrendo ao espiritual?".

O Presidente do HLI recorda primeiro que, como sacerdote católico, teve numerosos encontros com o mal, e especificamente com casos de evidentes posses demoníacas.

"É completamente possível que uma pessoa seja totalmente responsável por seus próprios atos e esteja ao mesmo tempo totalmente sob a influência do diabo". "Ao reconhecer a culpa do demônio, ninguém fica absolvido de suas culpas; mas menos ainda podemos dizer que o diabo foi um observador desapaixonado de crimes como estes", assinala.

Segundo o Pe. Euteneuer,  a matança desencadeada por Cho, a mais grave na história dos Estados Unidos, "contém os quatro sinais claros de uma influência demoníaca séria. Estas são as táticas diabólicas para a destruição da alma e do corpo: isolar, distorcer, excitar, planejar… e em seguida assassinar".

O Sacerdote assinala que embora nem sempre se sabe como o demônio ingressa em uma alma, o certo é que uma vez ali, busca tomar controle total da pessoa "e para isso o isolamento é a melhor técnica". "Desde todo ponto de vista, Cho era um solitário isolado, cuja pertença ao mal estava bastante avançada. Não tinha amigos com os quais falar, não tinha nem companheiros nem relações e certamente carecia de qualquer prática religiosa".

O Pe. Euteneuer  explica que o segundo passo da ação maligna é tomar controle dos pensamentos da pessoa, distorcendo-os completamente.  "os escritos de Cho prévios ao crime e o agora famoso manifesto de Cho em vídeo, mostram sinais de que o processo de perversão demoníaca da mente e os valores era completo".

"Ao final ele inclusive assinalou de maneira blasfema que morria como Jesus Cristo pelos pecados de outros: uma evidência de pensamento perverso extremo", explica o Presidente do VHI.

Em terceiro lugar, um crime desta natureza, segundo o Sacerdote, requer de um importante compromisso emocional.

"Muitos assinalaram que a patéticas imagens de vídeo de Cho imitando o sangrento filme coreana 'Old Boy', são evidência de um alto estado emocional… é muito difícil sustentar essa intensidade emocional em relação ao mal que planejou e levou a cabo sem um multiplicador direto dessa força", explica o Pe. Euteneuer.

Finalmente, assinala o Sacerdote, Cho planejou cuidadosamente o ataque. Não somente comprou armas e munições, planejou o dia e a hora, inclusive programou exercícios físicos no ginásio da universidade para estar "em forma" para o crime.

Segundo o Presidente do VHI, "o diabo deve ter estado muito contente ao ver como sua presa se voou os miolos depois de perpetrar o sangrento assassinato de  32 inocentes. Essa é a maior vitória do demônio".

O Pe. Euteneuer conclui sua reflexão com uma emotiva exortação: "encomendemos todas as vítimas inocentes deste crime, seus familiares e ao perpetrador possesso à Misericórdia de Deus, e nos comprometamos novamente a proclamar a Cristo e sua vitória para que nenhum dos filhos de Deus se perca jamais".