"Encontro fascinante e difícil o desafio de combinar a figura do Padre Pio com um musical", afirmou Francesco Rutelli, Vice-presidente do Conselho e Ministro para os bens e atividades culturais, ao anunciar "Actor Dei – Ator de Deus", projeto que através da linguagem teatral e musical busca homenagear o santo de Pietralcina.

São Giovanni Rotondo será o lugar da estréia deste musical no dia 5 de maio, ao que assistirá o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone. As funções se realizarão até 27 do mesmo mês para em seguida apresentar aos 50 atores em cena na Sicilia, Trento, Roma, Milão, entre outras.

"Sendo a experiência do Padre Pio um dos mais conhecidos do mundo acredito que este momento de popularidade é uma prova do grande interesse", comenta um dos organizadores do evento.

Não faltarão os disfarces simbólicos, explica uma nota de imprensa, "que falam dos jovens que ainda sentem viva e próxima esta extraordinária figura, sintetizada na contínua luta entre o bem e o mal, entre o deserto pugliese feito de desolação sobre o que anos depois o Padre Pio construiu aquilo que hoje é o terceiro hospital da Itália e que ele amava chamar 'lugar de sofrimento e oração'".