Conforme informou a secretária da Saúde, Marina Geli, a Generalitat de Barcelona dispensará o Anticoncepcional Oral de Emergência (AOE), conhecido também como a “pílula do dia seguinte" de forma gratuita e sem necessidade de receita médica a partir do próximo dia primeiro de outubro.

O oferecimento deste anticoncepcional, cujo efeito abortivo não foi descartado por cientistas e laboratórios farmacêuticos, é uma das medidas “preventivas” da  secretaria da Saúde para evitar as cada vez mais comuns gravidezeses não desejadas entre as jovens adolescentes catalãs.

A venda do AOE foi autorizada na Espanha há três anos e desde então é distribuído nas farmácias da Catalunha, com receita e ao preço de 18 euros.

Conforme se informou, o anticoncepcional será oferecido a partir de outubro e novembro nos serviços de urgência dos hospitais, dentro dos programas de atenção sexual e de saúde reprodutiva e nos centros de atenção continuada.

A partir dezembro, o tratamento estará disponível em todos os hospitais e centros de atenção primária e, posteriormente, a Generalitat promoverá as mudanças necessárias para poder distribui-los em  farmácias.

Quem solicitar o tratamento receberá a dose indicada, um preservativo e um folheto que recomenda o uso do preservativo e lembra que a pílula não protege das doenças sexualmente transmissíveis (DST) como a AIDS.

Com os 500 mil euros anuais de que dispõe para a implementação da campanha, a Generalitat estima distribuir mil doses.

A secretária admitiu que a dispensa gratuita dos AOE aumentará seu uso nos próximos anos, mas confiou que se reduza à medida em que as campanhas de informação sobre o preservativo se tornem efetivas na sociedade.

Embora Geli tenha indicado que a pílula do dia seguinte não é uma forma regular de contraconcepção, negou o efeito abortivo do fármaco.