Dom Geraldo Lyrio Rocha, que recentemente foi designado pelo Papa para a diocese de Mariana (MG) e vice-presidente do Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), foi eleito com 92% dos votos como Presidente da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A votação deste ano utilizou urnas eletrônicas, pela primeira vez na história da CNBB. Dom Lyrio recebeu 225 votos e os outros nomes receberam 21.

Em entrevista coletiva disse: "A minha primeira palavra é dirigir um grande pedido a Deus, porque tenho muita consciência de que a responsabilidade colocada sobre os meus ombros é imensa, é quase sem limites, mas confio muito na graça de Deus. Fui chamado para prestar esse serviço à Igreja. Receberei também, daquele que me chamou, a força, a graça, para cumprir essa missão. Assumir a presidência da CNBB não é assumir um cargo, um poder, é assumir um serviço à Igreja, ao Reino de Deus, ao Evangelho, aos irmãos e irmãs, aos que crêem e aos que não crêem, aos pequenos, aos pobres, aos que sofrem, aos que estão caídos no meio do caminho, ao excluídos do banquete da vida".

Afirmou também que "o mérito não é meu. É da CNBB. É da comunhão que existe entre os bispos, do desejo de caminharmos juntos, respeitando as diversidades que existem, buscando a verdade. A Igreja sempre preserva com muito carinho esse aspecto da comunhão. Essa comunhão entre nós está se manifestando claramente nas eleições que se realizam"

Dom Lyrio destacou que "assumir a presidência da CNBB não é assumir um cargo, um poder, é assumir um serviço à Igreja, ao Reino de Deus, ao Evangelho, aos irmãos e irmãs, aos que crêem e aos que não crêem, aos pequenos, aos pobres, aos que sofrem, aos que estão caídos no meio do caminho, ao excluídos do banquete da vida"

"Não fecho as portas a ninguém. Vai ser um diálogo aberto, respeitoso, construtivo, livre, para acolher críticas e para criticar também, quando for preciso" e que dará continuidade ao trabalho que a CNBB realiza até então. "Aquilo que confere com os ideais evangélicos deve sempre receber nosso apoio. Aquilo que não está de acordo deve receber nossa crítica. A posição da Igreja tem sido esta: de manter a sua legítima autonomia, para que possa exercer com liberdade a sua missão e não omitir compromissos." disse Dom Lyrio.

Dom Geraldo Lyrio Rocha nasceu no dia 14 de março de 1942, em Fundão (ES). Filiação: Chrysantho de Jesus Rocha e Leovegilda Lyrio Rocha. Foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1967, em Fundão. Sua nomeação episcopal aconteceu em 14 de março de 1984. Foi ordenado bispo em 31 de maio de 1984, em Vitória (ES).

Estudou Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte (MG). Teologia, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Itália.Tem mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma; e especialização em Liturgia, pelo Pontifício Ateneo Santo Anselmo em Roma.

Antes do episcopado foi diretor espiritual do Seminário Nossa Senhora da Penha; reitor do Seminário Nossa Senhora da Penha; diretor do Instituto de Pastoral da arquidiocese de Vitória; coordenador de Pastoral da arquidiocese de Vitória; professor de Liturgia e Teologia no Instituto de Filosofia e Teologia de Vitória; professor de Filosofia na Universidade Federal do Espírito Santo; pároco de Itacibá, Praia do Suá, Vila Rubim. 

Exerceu as seguintes atividades: bispo auxiliar de Vitória do Espírito Santo (1984-1990); vice-presidente do Regional Leste 2; membro da CEP Regional Leste 2; responsável pelo Setor de Vocações, Seminários e Presbíteros (1985-1987) e Liturgia no Leste 2 (1987-1989); membro do Departamento de Liturgia do CELAM (1987-1991); (1995-1999) membro da CEP - CNBB, responsável pela Liturgia na CNBB (1995-1998 e 1999-2003); delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997); presidente do Departamento de Liturgia do CELAM (1999-2003); 1º bispo de Colatina, ES (1990-2002); segundo vice-presidente do CELAM (2003-2007); presidente do Regional NE 3 da CNBB (2003-2007); arcebispo de Vitória da Conquista-BA (2002-2007). Foi nomeado pelo papa Bento XVI, no dia 11 de abril, arcebispo de Mariana (MG).

Escreveu o texto 'Introdução ao Pensamento Filosófico' (co-autoria).

Dom Lyrio tem como lema: "Opus Fac Evangelistae" (Faze a obra de um Evangelista).