A Prefeitura de Madri inaugurou no distrito de Hortaleza o Parque João Paulo II, como comemoração ao "amigo" e "homem de Deus" e ao cumprir o quarto aniversário de sua terceira e última visita à capital espanhola.

A cerimônia foi presidida pelo Prefeito de Madri, Alberto Ruiz-Gallardón, e contou com a presença do Arcebispo, Cardeal Antonio María Rouco Varela; os Bispos Auxiliares, Dom César Franco e Dom Fidel Herráez; e os Vigários Episcopais.

Em um breve discurso, o Cardeal Rouco Varela agradeceu ao Prefeito e à Corporação Municipal pela iniciativa, que responde ao que o extinto Pontífice significou para a vida de muitos madrilenos; e que agora será ponto de encontro para as famílias.

O Cardeal disse que Madri tinha uma dívida de gratidão com o João Paulo II. O parque, afirmou, recordará sua qualidade de Pastor Universal da Igreja, e sua transcendência como personalidade do século XX e início do XXI.

Em uma de suas entradas se pode ler "Com meus braços abertos levo a todos em meu coração. Adeus a Espanha. Adeus terra de Maria", pronunciadas em 4 de maio de 2003, em sua despedida da Espanha.

Finalmente, o Cardeal Rouco disse que comunicará o Papa Bento XVI que Madri dedicou este espaço verde à memória de João Paulo II, expressando seu desejo de que possa visitá-lo em alguma viagem a Espanha.

A obra demandou 17 meses de trabalho e um investimento de mais de onze milhões de euros. Suas duas primeiras fases abrangem 10,7 hectares.