O Papa Bento XVI e o Presidente da República Socialista Democrática do Sri Lanka, Mahinda Rajapaksa, concordam em ressaltar a necessidade de respeitar os direitos humanos e retomar o caminho do diálogo como "único caminho para pôr fim à violência que ensangüenta a ilha".

"Durante as conversas, à luz da situação atual no Sri Lanka, se feito insistência na necessidade de respeitar os direitos humanos e de retomar a via do diálogo e das negociações como único caminho para pôr fim à violência que ensangüenta a ilha", informa o Departamento de Imprensa da Santa Sé através de um comunicado.

"Durante as conversas, à luz da situação atual no Sri Lanka, se feito insistência na necessidade de respeitar os direitos humanos e de retomar a via do diálogo e das negociações como único caminho para pôr fim à violência que ensangüenta a ilha.

"A Igreja Católica, que oferece uma importante contribuição à vida do país, intensificará o delicado compromisso de formar as consciências, com a única ambição de favorecer o bem comum, a reconciliação e a paz", conclui o texto.

Depois de ser recebido em audiência pelo Santo Padre, Rajapaksa teve uma reunião com o Secretário de Estado Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone.