A Santa Sé divulgar nesta manhã o programa oficial da visita pastoral que realizará o Papa Bento XVI neste fim de semana às localidades italianas de Vigevano e Pavía, em que, além de visitar os restos de Santo Agostinho, encontrar-se-á com jovens, doentes e representantes do mundo da cultura.

Às 15:30 (hora local) o Santo Padre partirá do aeroporto romano de Ciampino para Milão. Da capital lombarda, transladar-se-á em helicóptero até Vigevano.

Pela tarde o Pontífice saudará os jovens e os doentes do Bispado de Vigevano e presidirá a Missa em Plaza Ducal. Finalizada a concelebração eucarística se transladará em helicóptero até Pavía. Ali saudará os jovens da diocese no Plaza onde está localizada a catedral.

No dia seguinte, o Pontífice se dirigirá ao Policlínico São Mateus de Pavía com um encontro com os diretores, pessoal médico, doentes e familiares. Posteriormente se transladará aos Hortos de Borromeu onde presidirá uma concelebração eucarística e a oração Regina Coeli.

Depois do almoço com os bispos da Lombardía na sede episcopal de Pavía, Bento XVI se encontrará com representantes do mundo da cultura na Universidade onde oferecerá um discurso. Em seguida o Santo Padre se transladará à Basílica de São Pedro in Ciel d'Oro, onde presidirá as vésperas com os sacerdotes, religiosos, religiosas e seminaristas da diocese e, como se deu a conhecer dias atrás, acenderá uma lâmpada votiva ante a tumba de Santo Agostinho, como lembrança de sua peregrinação.

Está previsto que o Papa retorne ao Vaticano às 20:15 depois de um vôo em avião desde Milão.

Este será a primeira viagem fora do Vaticano e a primeiro pela Itália que realiza Bento XVI este ano.