O Bispo de Pinar del Río, Dom Jorge Serpa, saiu à frente de algumas versões jornalísticas que o indicavam como responsável pelo fechamento da revista católica Vitral e esclareceu que nunca falou que "fechar" ou "terminar" a publicação depende de seu bispado.

Em sua última edição, Vitral anunciou que já não poderia garantir a saída da revista devido à falta de recursos e vários meios seculares destacara Dom Serpa como a raiz do fechamento.

Entretanto, através de um comunicado oficial, o Bispo afirmou que só pediu para "manter na Revista Vitral a verdade apoiada no Evangelho e na Doutrina Social da Igreja, sem cair em expressões agressivas e que fossem contestadas".

"Ao mesmo tempo, divulga que o Nº 78 Março – Abril, teve a minha aprovação independentemente de seu conteúdo, exceto a página 61 que foi adicionada posteriormente, pois nela se descreve uma atividade realizada em dia 14 de Abril, tendo sido publicada e distribuída a Revista no dia 8 do mesmo mês. Isto constituiu uma falta de respeito ao leitor que pede verdade e não ambigüidade na informação", indicou.

No mesmo comunicado, esclareceu que nunca "se falou de fechar ou terminar o Centro de Formação Cívico e Religiosa".

Neste sentido, afirmou que "qualquer Diocese revisa suas Estruturas Pastorais e conteúdos e se deve procurar conjuntamente com os sacerdotes, as religiosas e os fiéis laicos o que se veja melhor para o trabalho pastoral diocesano. Assim temos feito com o Centro de Formação Cívico e Religioso redistribuindo seus conteúdos nas comissões diocesanas correspondentes".

Finalmente, sustentou que "o mais importante programa de ação que deve ter a Igreja é: a missão já que o anúncio de Jesus Cristo é a única verdade para que o homem que se encontra com Ele seja livre, e para isto a Igreja tem que seguir seu dinamismo de trabalho com grande ardor e com todos os que tenham verdadeiro espírito eclesiástico".