Conforme informa a agência italiana SIR, um testemunho anônimo de um habitante do distrito de Dora nesta cidade, que aparece no blog Baghdadhope, indica que as forças de segurança abandonaram a zona e que as forças dos Estados Unidos tomaram posse do Babel College, a única Faculdade Teológica cristã no país e a transformaram em uma base militar.

De acordo com SIR, no blog se afirma que esta situação "contribui para aumentar o aborrecimento para a população cristã considerada ainda como aliada das forças de ocupação".

A respeito, o Bispo Auxiliar de Bagdá, Dom Shlemon Warduni, afirmou à mencionada agência que "estamos procurando resolver este problema e temos negociações em andamento. Certamente a coisa não facilita a vida dos cristãos nem do distrito".

Do mesmo modo, informou-se que um grupo extremista muçulmano exige aos cristãos, além de converter-se ao Islã para não serem assassinados, abandonar suas casas e pagar uma "quota" para contribuir com a jihad.

"Estamos trabalhando para diluir o clima de aborrecimento contra a minoria cristã. Em dois mil anos bebemos a mesma água do Tigre e do Eufrates e comemos os frutos da mesma terra com nossos irmãos muçulmanos. por que tudo isto agora? Todos estamos pelo bem-estar do Iraque e dos iraquianos", disse o Prelado.