Uma Bíblia escrita em latim, que foi transladada da Espanha a Honduras em 1537, e outros artigos sacros foram extraídos de um templo católico no oeste do país centro-americano, informaram a polícia e os responsáveis pelo recinto religioso.

O roubo foi cometido por dois homens na madrugada do passado domingo em Macholoa, 200 quilômetros ao oeste fr Tegucigalpa.

"Os sujeitos chegaram no sábado ao povoado e me pediram que mostrasse a Bíblia, e o fiz. No dia seguinte a Bíblia já não estava na urna de vidro que a protegia", indicou a encarregada do templo, Amparo Reyes.

Segundo Reyes, os indivíduos forçaram com uma barra de metal a porta de trás do templo, introduziram-se ao lugar, subtraíram vários artigos incluindo vários objetos de arte sacra e fugiram. Roubaram além disso uma coroa de prata da padroeira católica Santa Luzia, seus brincos e um crucifixo de ouro, assim como amplificadores de som e um jogo de cortinas dadas de presente. Por sua parte, a polícia assinalou que atualmente se investiga o caso e se sabe que as relíquias subtraídas são vendidas a colecionadores estrangeiros que sempre procuram esse tipo de materiais.

O templo de Macholoa foi construído em 1537 pelos conquistadores espanhóis. Em 2005 foram saqueados pelo menos 30 templos em seis províncias hondurenhas.