O Pontifício Conselho para a Pastoral dos Emigrantes e Itinerantes organiza de 23 a 26 de abril o Seminário Mundial de capelães católicos e membros das capelanias da Aviação Civil cujo tema será "Diálogo nas capelanias dos aeroportos para dar uma resposta ao terrorismo" que se desenvolverá em Roma.

O objetivo deste seminário, conforme informa um comunicado, é "sustentar e alentar o trabalho pastoral dos que se ocupam deste setor da mobilidade humana".

Em tal evento, o Arcebispo Angelo Amato, Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, fará algumas reflexões filosóficas e teológicas sobre o problema do mal, enquanto que alguns especialistas das Nações Unidas  e a Associação Internacional do Transporte Aéreo (AITA) explicarão as estratégias para proteger a estruturas e os trabalhadores dos aeroportos, passageiros e público em geral.

"Para ajudar aos participantes a descobrir as vias do diálogo", prossegue o comunicado, o Cardeal Paul Poupard, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso, falará sobre "O diálogo inter-religioso para contrastar o terrorismo" e Dom Brian Farrell, Secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, tratará a "Colaboração ecumênica em relação com as ameaças do terrorismo".

O programa também prevê o testemunho do capelão do aeroporto de Newark (EUA), Pe. David Baratelli, quem comentará sua experiência durante e depois do ataque às Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova York, e do aeroporto de Heathrow (Londres), Pe. Paschal Ryan, quem tratará sobre a experiência vivida quando descobriu um plano para atentar contra este recinto.

O comunicado afirma que "o seminário pretende oferecer sua contribuição para contrastar o terrorismo mediante o diálogo ecumênico e inter-religioso nos aeroportos do mundo", aonde trabalham pessoas de distintas confissões e transita gente de distintas culturas e nacionalidades.