A Igreja presente nos cinco continentes se uniu com júbilo ao 80º aniversário do Papa Bento XVI, quem após celebrar a ocasião publicamente ontem com uma Missa na Praça de São Pedro, recebeu hoje a representantes civis e eclesiásticos da Alemanha e almoçou com um conjunto de cardeais. Pela tarde assistirá a um concerto de música em sua honra.

Se você deseja somar-se a esta festa, pode enviar suas saudações ao Santo Padre através do site oficial do Vaticano: http://isidoro.vatican.va/auguri/auguri.php?lingua=sp

Nesta manhã o Santo Padre recebeu em audiência ao Ministro Presidente da Baviera, Edmund Stoiber, com sua esposa e delegação; ao Ministro Presidente da região de Schleswig-Holstein, Peter Harry Carstensen; ao Metropolita ortodoxo de Pérgamo, Ioannis Zizioulas, que renovou as felicitações do Patriarca de Constantinopla, Bartolomé I.

Deste modo recebeu na Sala Clementina do Vaticano ao Administrador Apostólico de Munich-Frisinga (Alemanha), Cardeal Friedrich Wetter, à frente de uma delegação de 50 pessoas do Capítulo Metropolitano.

Posteriormente, às 13:00 (hora local), o Pontífice almoçou na Sala Ducal do Palácio Apostólico com alguns membros do Colégio Cardinalício que o trataram com atenção por seu aniversário.

Às 18.00 horas de Roma, Bento XVI assistirá no Sala Paulo VI um concerto em sua honra executada pela Orquestra radiofônica de Stuttgart. Executarão árias do Giovanni Gabrieli, Wolfgang Amadeus Mozart e Antonin Dvorák. Está previsto que depois do concerto o Santo Padre pronuncie uma saudação aos pressentes.

Por outro lado, com ocasião do novo natalício de Bento XVI, desde esta manhã saiu à venda nas livrarias da Itália, Alemanha e Polônia, o primeiro livro de Joseph Ratzinger desde que inaugurou há dois anos seu pontificado, "Jesus de Nazaré".

Dá de presente seus presentes

Em uma entrevista concedida a Rádio Vaticano, o secretário pessoal do Pontífice, Padre George Gaenswein, divulgou que além de numerosas cartas, cartões e flores, o Papa recebeu donativos e alguns presentes.

Entre os obséquios destaca um enorme urso de felpa, proveniente de algum lugar da Itália que o Santo Padre já enviou ao hospital pediátrico da Santa Sé, Menino Jesus, um "presente que os pequenos pacientes receberam com grande entusiasmo".

"Os que sabem escrever o agradeceram ao Papa em uma belíssima carta, enquanto que pelos menores respondeu o presidente do hospital", assinalou o sacerdote alemão.

Deste modo informou que os donativos recebidos serão destinados por vontade do próprio Papa a Terra Santa, África, e outras regiões necessitadas do mundo.

À pergunta sobre qual é o melhor presente que se pode fazer a Bento XVI, seu secretário explicou que "para o Santo Padre é uma grande alegria ver que há pessoas que aceitam a Palavra de Deus, que ele e a Igreja anunciam. Que esta Palavra não se recebe como um peso mas sim como uma ajuda, como asas que levam o peso da vida. E que esta fé se enraíza na vida pessoal de cada um. encontram-se pessoas que ficam impactadas e implicadas nisso e que com a fé recebem um grande dom. Esta é uma experiência que dá uma grande alegria ao Papa".