O Diretor do Departamento de Imprensa do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, assegurou que o novo livro do Papa Bento XVI "Jesus de Nazaré", é uma grande obra de exegese e de teologia mas também uma grande obra de espiritualidade.

O Pe. Lombardi assegurou na apresentação do livro que este é "um livro muito esperado, importante e muito belo".

"Não é uma novidade que se apresente o livro de um Papa" assinalou e recordou os diversos livros publicados por João Paulo II em seu Pontificado. "A novidade é o gênero, a natureza deste livro" pois se trata do livro de um teólogo", escrito por "um Papa que é um grande teólogo".

Do mesmo modo, esclareceu que "Jesus de Nazaré" não se apresenta "como um documento magisterial, mas sim como a obra do teólogo Joseph Ratzinger, fruto de toda uma vida de estudo e reflexão", proposta "com grande liberdade e humildade".

Esta é, para o porta-voz vaticano, "a originalidade e a novidade da situação de hoje que "desperta a curiosidade e estimula a reflexão".

Conforme informou Rádio Vaticano (RV), o Pe. Lombardi se congratula que o Papa pode levar a maturação um texto de tão alto esforço científico e espiritual, ao que dedicou todos os momentos livres de suas jornadas. "Este é já uma mensagem muito significativa sobre a importância e a urgência que tem para ele a obra", assinalou.

"Com seu livro, diz o padre Federico Lombardi, Bento XVI pretende desenvolver um serviço fundamental para sustentar a fé de seus irmãos, e o faz sobre o ponto central da fé, quer dizer Jesus Cristo. Pelo que pudemos ler nos parágrafos da Introdução. Jesus nos apresenta como o novo Moisés, o novo profeta, que fala com 'Deus cara a cara', que é o Filho, profundamente unido com o Pai. Se deixar a parte este aspecto central, a figura de Jesus se converte em contraditória e incompreensível", informa RV.

Na apresentação do volume participaram o Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo de Viena, e os professores Daniele Garrone, decano da Faculdade Valdense de Teologia de Roma, e Massimo Cacciari, ordinário de Estética da Universidade Vita-Salute San Raffaele, de Milão.

O teólogo protestante Garrone assinalou que o livro se apresenta como "uma apologia da fé cristã" ao assegurar que o Jesus crucificado da fé coincide com o Jesus histórico", mas discrepa em que este Jesus histórico possa ser "reconhecido também desde a razão".

Para Garrone, um dos brancos do novo livro é "o mundo moderno que rechaçou a Deus".

Por sua parte, Cacciari considerou que o centro do livro é o Evangelho de João, onde "Jesus é alètheia, verdade", e "o escândalo está aí" em "uma pessoa que se apresenta a si  mesma como a verdade".

"Jesus de Nazaré" foi editado na Itália pela Livraria Editora Vaticano, e na Alemanha pela editorial Herder Verlag. A obra estará à venda desde segunda-feira na Itália, Alemanha e Polônia, espera-se que breve se publique em outros idiomas.