Um dos anfitriões do Papa Bento XVI em sua próxima viagem ao Brasil, o novo Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, estimou que mais de um milhão de fiéis participem das Missas campais que o Santo Padre presidirá no país.

Depois da publicação oficial do programa da viagem papal, soube-se que o Pontífice celebrará duas maciças Eucaristias ao ar livre. A primeira será 11 de maio no Campo de Marte em São Paulo para canonizar o Frei Galvão, o primeiro brasileiro em chegar aos altares, e a segunda no domingo, 13 de maio, para inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado América Latina e o Caribe na esplanada do Santuário de Aparecida.

Conforme explicou Dom Scherer, nesta segunda Missa, o Pontífice pedirá aos bispos latino-americanos que "estejam presentes nos processos de transformação" da região e abordará alguns desafios do novo contexto cultural e social da América Latina.

Além destas Missas campais, o Papa se reunirá com os jovens no estádio do Pacaembu em São Paulo, onde se estima uma participação de 35 mil pessoas.