O Pe. Richard Bimeriki, sacerdote congolês da paróquia de Gomba do distrito de Nord-Kivu (Congo), faleceu no dia 7 de abril logo depois de passar três semanas internado em um hospital por causa das balas que recebeu quando desconhecidos armados o atacaram.

Conforme informa a agência MISNA, a notícia recém foi divulgada ontem de noite. Em 12 de março, sujeitos armados não identificados e vestidos de militares entraram na paróquia do Pe. Bimeriki. Segundo alguns testemunhos, os agressores entraram e exigiram algo para beber. Momentos depois abriram fogo contra o sacerdote por razões que ainda não se conhecem. O presbítero foi levado em seguida ao hospital de Kigali, em Ruanda, aonde finalmente faleceu há alguns dias.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O Coronel Makenga, comandante da "Brigada Bravo" das Forças Armadas Congolesas e encarregado da segurança na região aonde aconteceram os fatos, anunciou o início das investigações do caso.

Por sua parte, o Bispo de Goma, Dom Faustin Ngabu, condenou as violações dos direitos humanos que continuamente atentam contra a população civil e os representantes da Igreja, em uma Missa de sufrágio pela alma do Pe. Bimeriki.