A Conferência de Bispos Católicos da África do Sul fez um chamado à *tolerância e a reconciliação* entre l governo e o povo de Zimbábue quando o país se encontra consumido em uma profunda crise sob o regime do ditador Robert Mugabe.

Conforme informa a agência CISA, na declaração assinada pelo Presidente da Conferência Episcopal dos Bispos Católicos da África do Sul, Dom Buti Tlhagale, destaca-se que "o povo de Zimbábue está sofrendo. Estão frustrados e famintos. Uma *elite de seu próprio povo os oprime e nega os direitos mais elementares*".

Após destacar o potencial dos habitantes de Zimbábue, os bispos lamentaram que vários milhões fugiram para países vizinhos, gerando problemas para a coesão social. "Acreditam que este potencial pode ainda ser notado por quem tem o poder de fazer com que se sentem à mesma mesa com os distintos representantes da sociedade do país para gerar uma *nova Constituição*. Esta Constituição será à base de uma nova democracia. E assim serão possíveis as eleições livres e transparentes".

"Pedimos aos católicos e as pessoas de boa vontade que rezem de maneira especial durante a Páscoa para que a *alegria deste tempo* possa ser também compartilhada por todo o povo de Zimbábue. Rogamos que a oração pela paz de São Francisco seja rezada ao finalizar todas e cada uma das missas do mês de abril", alentaram.

"Fizemos isto nos anos finais do apartheid e sabemos que *Deus obrou um milagre em nós*", expressaram e solicitaram que os cidadãos de Zimbábue sejam tratados com caridade, tolerância e compaixão nos países aonde se encontrem agora depois de ter deixado o próprio.