A Santa Sé informou que na sexta-feira, dia 13 de abril se apresentará no Vaticano o livro Ratzinger-Bento XVI, "Jesus de Nazaré", volume que ficará à venda a partir do dia 16 do mesmo mês, data em que o Santo Padre faz 80 anos de idade, nas livrarias da Itália, Alemanha e Polônia.

Na apresentação intervirão o Arcebispo de Viena (Áustria), Cardeal Christoph Schönborn; o decano da Faculdade Valdense de Teologia de Roma, teólogo e professor protestante Daniele Garrone; e o professor de Estética da Universidade Vita-Salute São Rafael de Milão, Massimo Cacciari.

A edição italiana foi encarregada a Editorial Rizzoli, a alemã a Herder e a polonesa a Wydawnictwo M.

"Jesus de Nazaré. Do Batismo no Jordão a Transfiguração", título completo da obra, é uma análise histórico-teológica da figura de Jesus Cristo. Constitui o primeiro volume de uma obra de dois tomos que o Papa Bento XVI terminou de escrever e entregou à Livraria Editorial Vaticano (LEV) no mês de novembro do ano passado.

O Papa iniciou a elaboração do presente livro quando ainda era Cardeal Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, no ano 2003, e o concluiu durante seu período de descanso de 2006 no Vale de Aosta.

Prefácio

No prefácio do livro, divulgado em novembro de 2006, o Santo Padre afirma que este não é vinculante do ponto de vista magisterial. "Esta obra não é absolutamente um ato de magistério mas unicamente expressão de minha investigação pessoal do rosto do Senhor. Pelo qual cada um é livre para me contradizer", adverte.

O Papa assinala na própria introdução que quis "fazer uma tentativa de apresentar a Jesus dos Evangelhos como o verdadeiro Jesus, como o Jesus histórico no autêntico sentido da expressão".

"Peço apenas aos leitores e as leitoras essa antecipação de simpatia sem a qual não existe nenhuma compreensão", continua o Pontífice.