O Secretário Geral do Conselho Episcopal da America Latina (CELAM), Dom Andrés Andrés Stanovnik, afirmou que "A V Conferência como as quatro anteriores tem como meta, como objetivo a evangelização, quer dizer, a proclamação da mensagem de Jesus, essa é a finalidade da Igreja".

Em entrevista concedida a ACI Digital, o também Bispo de Reconquista explicou que "a Igreja é para a missão, ou seja, tem uma mensagem de vida e de humanidade extraordinária" e que "queríamos poder vivê-lo com a intensidade suficiente para que realmente seja um impacto e um atrativo de humanização para a sociedade onde vivemos, para que realmente esta comunidade humana, esta família de nações que vivemos na América Latina possa viver mais equitativamente, mais fraternalmente, criando maiores e mais amplos espaços de encontro, diálogo, solidariedade, unidade entre os povos; essa é a grande proposta que temos".

Do mesmo modo, o Prelado indicou, ao falar do conteúdo do Documento de Síntese da V Conferência recentemente divulgado, que o primeiro capítulo "trata de oferecer orientações e critérios para ver como nós olhamos nossos povos à luz do projeto do Pai", enquanto que o segundo capítulo afirma que "nós olhamos desde a pessoa de Jesus, nossa fé se apóia na experiência muito forte, comovedora do encontro com Jesus Cristo de maneira que nós vemos a realidade com Ele".

O terceiro capítulo se trata "a atuação evangelizadora", e por conseguinte "o quarto capítulo está dedicado a este aspecto, à atuação evangelizadora da Igreja. Esta apresentado, é obvio, pelo Espírito Santo que convoca a todos os membros para a missão e se inspira na vida da Virgem Maria, dos apóstolos e dos Santos. Isto suscita no Povo de Deus uma espiritualidade missionária".

Na opinião do Bispo de Reconquista, este Documento de Síntese é importante porque recolheu "os contribuições da vivência do Povo de Deus, de sua reflexão sobre sua própria fé e seus desafios, este documento significa uma inspiração muito forte e uma referência de consulta qualificada para o participante que vai trabalhar e refletir na V Conferência. Acreditamos que vai ser o grande documento de consulta  para os  participantes".

Ao referir-se ao papel dos leigos nesta V Conferência Geral, Dom Stanovnik destacou sua participação com suas contribuições ao documento de síntese e os chamou a rezar intensamente pelos frutos deste importante evento. "Nós queríamos que a Igreja, que cada um de nós, cada cristão, cada batizado, queiramos viver com maior generosidade, abertura, com maior fidelidade e entusiasmo nossa identidade de batizados. O Papa nos propõe que o vivamos desde esta perspectiva de discípulos e missionários de Jesus Cristo", indicou o Bispo.

Ao falar da Semana Santa, o Prelado argentino afirmou que "nós fiéis estamos convencido que o caminho é Jesus Cristo, ou seja, Jesus Cristo com sua proposta de Paixão, Morte e Ressurreição nos convida a entrar por este caminho de amizade com Ele: quer dizer percorrer, assumir, o caminho penitencial que significa de conversão, de nos converter ao amor de Deus para poder construir esta família humana e caminhar juntos e com Ele para Deus Pai".

Finalmente convocou a pedir a Santa Maria, "Estrela da Evangelização que guie com sua intercessão maternal todas as comunidades eclesiásticas da América Latina e do Caribe e que nos assista na reflexão durante os dias da V Conferência para que descubramos a voz de Deus,  os sinais dos tempos, e possamos discernir o que Ele quer para nós e que tenhamos também a valentia e generosidade para responder".