O Arcebispo de Nova Déli, Dom Vincent Concessão, pediu a Sonia Gandhi, líder do Partido do Congresso, a maior força política no Legislativo do estado de Himanchal Pradesh, Índia, para que seu grupo siga respeitando a liberdade individual e os direitos humanos, purificando em seu interior toda escória de extremismo que o poluem.

"Dessa maneira poderá recuperar a confiança das minorias étnicas e religiosas na Índia, que contribuíram no passado para reforçá-lo e fazê-lo protagonista da libertação da Índia da dominação colonial inglesa", indicou o Prelado à agência vaticano Fides.

Dom Concessão brindou estas declarações ao recordar o caso da "lei anti-conversão" que impossibilita que uma pessoa possa trocar de confissão. "A Igreja sempre desaprovou a natureza deste tipo de leis denunciando a violação da liberdade de consciência individual. A contrariedade da comunidade católica ante as mesmas é notória porque não há provas de conversões realizadas pela força ou com meios fraudulentos, e portanto não existe necessidade alguma de leis de tal natureza", adicionou.

A lei anti-conversão foi aprovada em dezembro passado no estado de Himachal Pradesh  com o voto unânime dos membros do Partido do Congresso. Entrou em vigor em 19 de fevereiro. Atualmente algumas organizações cristãs procuram apresentar um recurso de inconstitucionalidade, aduzindo que a mesma transgride as garantias de liberdade de consciência e religião contidas na Constituição da Índia.