Em seu primeiro encontro com a imprensa após ser nomeado Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, explicou que o Papa Bento XVI visitará o Brasil em maio próximo com uma mensagem para toda a América Latina.

O Prelado, que assumirá a maior Arquidiocese Sul-americana em 29 de abril, indicou que com sua visita, o Papa destacará "a importância que tem a América Latina, (uma região) que o Papa vê com muita atenção, com muito carinho porque também aqui vivem mais da metade dos católicos do mundo".

Dom Scherer, até agora Bispo Auxiliar de São Paulo, substituirá o Cardeal Claudio Hummes, quem deixou a Arquidiocese após ter sido nomeado pelo Papa como novo Prefeito da Congregação para o Clero.

O novo Arcebispo assegurou que "o Papa está atento a seguir as realidades da Igreja na América Latina, no Brasil", que é o país com o maior número de católicos no mundo. "Espera-se aquilo que é próprio da missão do Papa: que indique o caminho (...) Esperamos que ele de uma boa palavra à juventude, que espera uma palavra de orientação, coragem, alívio, consolo e bem-estar", adicionou referindo-se ao encontro que o Papa tem previsto com os jovens durante sua estadia.

Do mesmo modo, descartou que a Igreja esteja "fora do tempo" por defender a vida e a família. "Entendo as dificuldades que existem de compreender a posição do Papa em um mundo controvertido, de diversidade de pensamento, de opiniões, pluralidade", mas "não está na competência dela (a Igreja) mudar o Evangelho", afirmou.

"Sabemos que devemos contar muitas vezes com a incompreensão em relação a posturas ou mensagens que a própria Igreja tem, mas a Igreja deve ser antes de tudo fiel a Deus e ao Evangelho de Jesus Cristo e sendo fiel ao Evangelho estará sendo fiel à pessoa humana", assegurou.

O Papa Bento XVI visitará o Brasil de 9 a 14 de maio para inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe. Esta é sua primeira visita a América Latina como Pontífice.

Segundo Dom Scherer, o Papa não tem previsto reunir-se com representantes da Teologia da Libertação, tal como especulou a imprensa brasileira.

Sobre sua missão em São Paulo, Dom Scherer explicou que seguirá o caminho esboçado por seu antecessor, o Cardeal Hummes, e que os grandes problemas sociais dessa metrópole, marcada pela insegurança e pela pobreza, seguirão na ordem do dia" da Igreja.