Diante de milhares de fiéis e representantes políticos reunidos na Catedral de Palência para a festa de seu padroeiro Santo Antolín, o Bispo da diocese, Dom Rafael Palmero, denunciou a “pulverização da cultura religiosa” na Espanha com governos socialistas.

Dom Palmero disse durante sua homilia que “atualmente a Igreja Católica na Europa se preocupa, já que esta pulverização se dá também na Espanha com governos socialistas”.

“A isto acrescenta-se a   crescente falta de crença entre as mulheres, que são as que transmitiram com o passar do tempo a fé nas famílias”, disse o Prelado.

Ao aprofundar na presente crise, o Bispo declarou, além disso, que “o ressurgir de novos movimentos religiosos e os sinais da secularização são preocupantes”. Em meio desta situação, Dom Palmero mostrou sinais de esperança entre os quais destacou a presença e ação da Igreja no continente americano. “América é o continente da esperança para o catolicismo”, acrescentou.

Em sua homilia, Dom Palmero animou a seguir os passados do santo. “Santo Antolín deu com sua vida um exemplo constante de testemunho da fé que professava. Ele soube fazer, selando com seu sangue a pregação e o testemunho», manifestou.

Finalmente, o Prelado classificou o padroeiro de “milagreiro” e convidou os palentinos a venerar suas relíquias.