O Pe. Federico Lombardi, Diretor da Sala Stampa do Vaticano, afirmou que a Notificação da Congregação para a Doutrina da Fé sobre a obra do sacerdote libertacionista Jon Sobrino "não é uma condenação pessoal ou uma sanção explícita para a pessoa" mas sim uma afirmação que assinala que "algumas de suas afirmações não correspondem ao pensamento da doutrina da Igreja".

Conforme informa a agência italiana SIR, o Pe. Lombardi destacou o papel de Jesus Cristo como "mediador entre Deus e os homens" e explicou que negar a humanidade ou divindade do Senhor Jesus –Sobrino põe em dúvida a divindade de Cristo em suas obras– é pôr "em dúvida a própria realidade da salvação do homem, porque assim faltaria a via concreta, através da qual o homem pode comunicar-se com Deus".

Os problemas da obra de Jon Sobrino, que a Congregação da Doutrina da Fé afirma, estão em algumas afirmações "sobre a divindade de Cristo, a Encarnação do Filho de Deus, a autoconsciência de Jesus Cristo e o valor salvífico de sua morte que questionam pontos verdadeiramente fundamentais da fé permanente da Igreja", explica o Diretor da Sala Stampa.

Em síntese, afirma o Pe. Lombardi, as afirmações de Sobrino "põem em dúvida a integridade e a estabilidade que permitem a comunicação entre os homens e Deus".