A Assembléia de Extremadura participou da edição de um catálogo fotográfico com imagens eróticas que, segundo o Partido Popular (PP), atentam contra "os ícones mais sagrados e relevantes da Igreja Católica, do catolicismo e os sentimentos religiosos".

O jornal El Mundo reproduziu uma denúncia do PP, segundo a qual a polêmica obra foi publicada em 2003 pela Editora Regional -dependente da Assessoria de Cultural- com recursos públicos, mas se teve conhecimento de sua existência recentemente, em dezembro passado.

O catálogo apresenta as fotografias de.A.M. Montoya, exibidas originalmente em Valência, e seu prólogo está assinado pelo candidato do Partido Socialista Operário Espanhol à prefeitura de Badajoz, Francisco Muñoz Ramírez, atual conselheiro de Cultura e Patrimônio da Assembléia de Extremadura.

Segundo El Mundo, entre as imagens da publicação "se encontram a intitulada 'Varão de dores...? Varão de amores', que mostra um Cristo masturbando-se; 'E vós, o que dizem que sou eu?', com a imagem de um Cristo nu e com corpo de mulher, ou 'Lucas Apócrifo', que simula uma recreação do apóstolo sustentando um livro em suas mãos com imagens de duas pessoas praticando sexo". Para o PP, o catálogo recolhe imagens "nauseabundas e escatológicas".

No prólogo, Muñoz Ramírez justifica o apoio e escreve que "a Assembléia de Extremadura, através da Assessoria de Cultura e Patrimônio, toma como iniciativa apoiar e divulgar as expressões artísticas mais novas da atividade plástica contemporânea para ampliar a visão das diversas tendências e atitudes dentro de nosso panorama artístico".

Por sua parte, o deputado e o secretário de comunicação do PP em Extremadura, Tomás Martín Tamayo, explicou que o catálogo foi vendido como "edição de luxo" e as fotografias "têm ânimo de ofender e revoltar tanto aos fiéis como aos que não o são".

Na denúncia o PP questiona "se atreveriam a propagar esta 'manifestação cultural' com outros credos supostamente menos tolerantes e permissivos" ou se o presidente da Assembléia de Extremadura, "penduraria algumas destas expressões 'artísticas em sua casa ou no quarto de sua filha".