A Presidente da Rede Européia do Instituto de Política Familiar (IPF), Lola Velarde, expressou a necessidade de criar uma Aliança Européia da Família ante seu agravamento no contexto europeu, que converteu ao continente em um continente velho e com um número cada vez major de lares quebrados.

O objetivo de tal Aliança, expressou, é obter o impulso de políticas públicas com "perspectiva de família", através do acordo entre administrações, partidos políticos, agentes sociais e instituições que se comprometam converter à família em uma prioridade política em cada um dos países.

"O panorama da família na Europa se agravou de maneira certamente preocupem-se: Europa é hoje um continente velho, de fato as pessoas maiores de 65 anos já superam os jovens menores de 14 anos", expressou Velarde durante a inauguração do Congresso Europeu da Família que acontece até 10 de março.

Velarde afirmou que esta escassez de jovens se deve a que "cada vez nascem menos crianças e além de se produz mais de um milhão e duzentos mil abortos" entre os 27 membros da União Européia (UE). O aborto, advertiu, converteu-se junto ao câncer "na principal causa de mortalidade na Europa".

Com respeito aos matrimônios, as cifras revelam que entre 1980 e 2005 seu número na UE25 descendeu em mais de 620 mil, caindo em 21,8% apesar de que a população aumentou em 34,1 milhões entre 1980 e 2004. Além disso, em 15 anos se quebraram mais de 11 milhões de matrimônios, afetando a mais de 16 milhões de crianças.

Por isso, indicou, é importante impulsionar políticas públicas com "perspectiva de família" que obtenham seu resgate de forma integral.