O Papa Bento XVI aceitou a renúncia por motivos de saúde do governo pastoral da diocese de Lleida, na Catañuña (Espanha), apresentada por Dom Francisco Javier Ciuraneta Aymí e nomeou Administrador Apostólico da mesma a Dom Javier Salinas Viñals, Bispo de Tortosa.

Dom Ciuraneta apresentou sua renúncia ao Santo Padre em 1 de fevereiro de 2007 conforme o cânon 401 § 2 do Código de Direito Canônico, que afirma que o bispo diocesano "por enfermidade ou por outra causa grave , seja menos idôneo para cumprir seu ofício, é rogado vivamente que apresente a renúncia".

O nomeado Administrador Apostólico, Dom Salinas Viñals, nasceu em Valência em 1948. Estudou no seminário dessa cidade e foi ordenado sacerdote em 1974. Obteve o doutorado em Catequese pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Foi superior do Seminário Menor de Valência, consiliário diocesano do Movimento Júnior, delegado episcopal de Catequese, capelão e diretor espiritual no Colégio Seminário Corpus Christi de Valência e Vigário Episcopal. Em 1992 foi nomeado Bispo de Ibiza, sé da que esteve à frente até 1997, quando foi promovido à diocese de Tortosa. Na Conferência Episcopal Espanhola é o Presidente da Subcomissão Episcopal de Catequese desde 1999.