O receber hoje os sócios do Círculo de São Pedro, que entregaram a coleta do "Óbolo de São Pedro", realizada a cada ano nas paróquias e nos institutos da diocese de Roma, o Papa recordou o chamado que têm os católicos de sustentar materialmente a obra evangelizadora e caridosa da Igreja.

O Santo Padre disse que o costume do "Óbolo de São Pedro" remonta-se às primeiras comunidades cristãs e deriva da "consciência de que cada fiel está chamado a sustentar também materialmente a obra evangelizadora , e ao mesmo tempo, a assistir com generosidade aos pobres e aos necessitados".

"Em todas as dioceses, em todas as paróquias e comunidades religiosas se recolhe anualmente o 'Óbolo de São Pedro', que depois se destina ao centro da Igreja para que se distribua segundo as necessidades e os pedidos que chegam ao Papa desde todos os lugares da terra", assinalou.

Depois de agradecer sua visita, Bento XVI alentou aos sócios do Círculo "a seguir com entusiasmo as atividades caridosas e o serviço de honra e de acolhida aos fiéis na basílica vaticana e durante as celebrações presididas pelo Papa".