O Papa Bento XVI aceitou a renúncia, por limite de idade, do Cardeal Camillo Ruini ao cargo de Presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI) e nomeou em sua substituição o Arcebispo de Gênova, Dom Angelo Bagnasco, de 64 anos de idade.

Em suas primeiras declarações depois do anúncio de sua designação, o Prelado declarou que "quando o Papa chama, responde-se", expressando que "ao chamado do Santo Padre aderi prontamente, crédulo em suas autorizadas indicações, confiando na graça do Senhor, seguro da benevolente colaboração de todos".

"A ele, Bispo de Roma e Pastor da Igreja, o manifesto meu mais profundo agradecimento pelo ato de grande confiança que significa confiar a mim um encargo tão elevado e trabalhoso o serviço dos irmãos no Episcopado", adicionou.

Dom Bagnasco nasceu em 14 de janeiro de 1943, em Pontevico (Brescia). Foi eleito e consagrado Bispo de Pesaro (Itália) em 1998 e em março de 2000, nomeado Arcebispo da mesma circunscrição. Em 2003 foi nomeado ordinário militar da Itália, e em 29 de agosto de 2006 foi eleito pelo Papa Bento XVI novo Arcebispo de Gênova, sucedendo neste serviço ao Cardeal Tarcisio Bertone, quem por sua vez foi nomeado Secretário de estado da Santa Sé.

Ruini, Vigário de Roma

Por sua parte, o Cardeal Ruini, quem levava 16 anos a frente da CEI, primeiro como Secretário Geral e, desde março de 1991, como Presidente, seguirá sendo Vigário Geral da diocese de Roma.

João Paulo II o nomeou, em 1986, Secretário Geral da CEI, e em março de 1991, Presidente da mesma. Em julho desse mesmo ano, o mesmo Pontífice o designou Vigário Geral da diocese de Roma.

Depois de expressar sua "profunda gratidão" a João Paulo II, quem o escolheu com encarregado da CEI por "três vezes", e ao Papa Bento XVI, quem o tinha confirmado no cargo, o Cardeal Ruini agradeceu "a todos os bispos italianos, especialmente a aqueles que trabalharam em contato próximo comigo todos estes anos".