Sob o lema "Os missionários assassinados: esperança para o mundo", o Movimento Juvenil Missionário das Obras Missionáis Pontifícias italianas lançou um folheto com o fim de celebrar no próximo 24 de março a 15° Jornada de oração e jejum pelos missionários mártires.

No documento, o movimento assinala que "frente a um mundo que cada vez tem mais medo do futuro e frente a homens e mulheres que já não são capazes de levantar o olhar e olhar para cima, os missionários mortos nos convidam a ser ainda mais fortes na fé , a acreditar que é possível uma nova humanidade, a espera de um futuro melhor".

Acrescenta que "os mártires nos dão a força para continuar porque são homens e mulheres que seguem Cristo e que mostraram que o perdão e o amor são mais fortes que o ódio, porque com seu sacrifício nos indicam que o Senhor continua ressuscitado e vivo, vencendo o mal e a morte".

O texto indica também que "sem o testemunho dos missionários, o mundo seria mais pobre e mais árido, seria ainda mais difícil esperar porque nas muitas obscuridões que o mundo atravessa, os mártires brilham como estrelas e com seu testemunho iluminam o caminho da humanidade para a luz que é Cristo".

"Uma vida gasta por amor pode transformar as consciências e a vida. Em lugar de motivo de tristeza, o martírio na Igreja se vive como fonte de fortaleza, de energia e de esperança para continuar pelo mesmo caminho que seguiu Cristo", anota a missiva.

O folheto preparado pelo Movimento Juvenil Missionário também apresenta diversas sugestões para a adoração Eucarística, a Via Crúcis e a Vigília de oração; assim como algumas propostas para visitar os doentes, o ato de oferta do próprio sofrimento pelas missões, a doação de sangue para salvar vidas humanas e a hospedagem durante um dia a uma pessoa pobre ou estrangeira.