O Bispo de Tacna e Moquegua, Dom Marco Antonio Cortés Lara, denunciou o roubo do sacrário e outros objetos da Catedral do departamento sulino de Tacna, a qual delinqüentes desconhecidos invadiram pela madrugada.

"É a primeira vez que roubam na Catedral. É muito lamentável que a sociedade vá perdendo o sentido do sagrado, essa escalada em que a sociedade vai a uma situação em que nada o afeta, nada comove, tudo é igual; para eles o templo é o mesmo que um curral ou um estádio e isso não pode ser, é inadmissível", declarou o Prelado à emissora local Radio Uno.

Informou-se que os ladrões sacrílegos levaram o cálice logo após perfurar o sacrário e espalhar as hóstias pelo chão. Também subtraíram adornos chapeados em prata, o manto do pedestal, e jóias e objetos de Nossa Senhora de Carmen.

"É um ato horrendo que devemos repudiá-lo porque violou o sentimento cristão, já que não se pode tratar as coisas de Deus como se fora nada, por isso expresso meu total rechaço e indignação", manifestou Dom Cortés Lara.