O Arcebispo Fernando Sáenz Lacalle demandou neste domingo uma exaustiva investigação para esclarecer o macabro assassinato de três deputados salvadorenhos e um motorista enquanto se encontravam na Guatemala para participar do Parlamento Centro-americano.

Os deputados da Aliança Republicana Nacionalista (ARENA) Eduardo D'Aubuisson, William Pichinte e Juan Ramón González, junto com seu condutor foram assassinados por mais de 15 militantes dentro de seu automóvel na segunda-feira passada, enquanto transitavam por uma zona marginal da capital guatemalteca.

Eduardo D'Aubuisson era filho do falecido Roberto D'Aubuisson a quem uma comissão de Nações Unidas identificou como o homem que ordenou a morte do Arcebispo Oscar Arnulfo Romero.

"É necessário que se realize uma investigação a fundo dos fatos, seus antecedentes e suas conseqüências", disse o Arcebispo em conferência de imprensa logo depois de presidir a Missa dominical na catedral metropolitana de San Salvador.

Dom Sáenz deu seu apoio à iniciativa do governo de El Salvador de solicitar a ajuda do FBI dos Estados Unidos para esclarecer o assassinato.

"Sem dúvida será preciso ir a órgãos internacionais de investigação", afirmou o Prelado.