A Arquidiocese Primaz do México lançou esta semana uma dura crítica contra a organização norte-americana autodenominada "Associação de Vítimas sobreviventes de Abusos de Sacerdotes"  (SNAP, por suas siglas em inglês), que tem aberto um julgamento contra o Cardeal Norberto Rivera Carrera ante a justiça do estado de Califórnia.

O meio oficial da Arquidiocese mexicana "Desde la Fe" (Desde a Fé) acusou a SNAP de não representar às verdadeiras vítimas das faltas de condutas sexuais de sacerdotes e de pretender extorquir à igreja católica no México; e para isso " utiliza de forma imoral às supostas vítimas, caluniando o cardeal Norberto Rivera Carrera".

SNAP acusou o Cardeal Rivera  ante a Corte Superior de Los Angeles, Califórnia, de encobrir ao persumido sacerdote pederasta Joaquín Aguilar, um mexicano que trabalhou na Arquidiocese do México antes que Rivera fora seu Arcebispo e que em seguida trabalhou em Los Angeles.

"Desde la Fé" recordou que Bernardo Fernández del Castillo, advogado do Cardeal, informou que a Igreja católica apresentará em breve provas documentárias de que as acusações da SNAP são uma calúnia, e leu um documento em reiterar que o Cardeal nunca encobriu o sacerdote, atualmente prófugo.

"O Cardeal Norberto Rivera nunca escondeu o padre Aguilar da justiça, tampouco ocultou seu paradeiro às autoridades ou aos oficiais da igreja no México ou na Califórnia, e ignora o paradeiro do mesmo", informou o advogado.

"Desde la Fé" assinalou além que a SNAP não tem prova alguma de suas acusações, e que durante seis meses se dedicou a "montar uma campanha mediática contra o Cardeal Rivera a base de mentiras, contradições e francas calúnias", que se evidenciaram em 20 de fevereiro passado.

Nessa data, recordou "Desde la fé", estava programada uma audiência dentro da demanda civil que cercou a SNAP contra os Cardeais Rivera Carrera e Roger Mahony, a que não acudiram os acusadores do prelado.

Essa ausência "é amostra de uma só coisa: não tem provas , seu interesse não é jurídico, mas sim mediático e sua intenção é esperar que a Arquidiocese do México caia nas redes de sua chantagem e extorsão, coisa que não acontecerá", advertiu.

"Desde la Fé" qualificou de "ridículo e irrisório" o argumento da SNAP para não aparecer na corte: que não tinham terminado de traduzir a notificação da demanda contra o Cardeal Rivera.

O periódico arquidiocesano contrastou esta desculpa com a decisão do Cardeal Rivera de dar seu testemunho voluntariamente ante a Corte, através de seus advogados, como uma " amostra clara de que não tem nada que temer, de que está seguro de sua inocência e de sua intenção de enfrentar a mentira e a calúnia, com as que pretendem não só danificá-lo a ele mas sim a toda a igreja mexicana ".

O periódico arquidiocesano contrastou esta desculpa com a decisão do Cardeal Rivera de dar seu testemunho voluntariamente ante a Corte, através de seus advogados, como uma " mostra clara de que não tem nada que temer, de que está seguro de sua inocência e de sua intenção de enfrentar a mentira e a calúnia, com as quais pretendem não só causar-lhe dano mas sim a toda à igreja mexicana ".