Ao refletir nesta quinta-feira sobre a Lei de Memória Histórica e suas conseqüências para a Espanha, o Arcebispo de Madri, Cardeal Antonio María Rouco, julgou de "pouco correto" fazer agora uma "rememoração do que passou há 70 anos" e disse que é "uma exigência urgente" recuperar o espírito da Transição democrática.

Assim o assinalou em sua intervenção no Foro da Nova Sociedade, organizado por Nova Economia Fórum, afirmando que "a volta ao passado, a reativação da chamada memória histórica, não é o melhor nestes momentos".

"Voltar para uma rememoração do que passou há 70 anos", disse referindo-se à Guerra Civil (1936-1939), "não acredito que seja bom, sobre tudo, uma rememoração político-cultural. Outra coisa é a investigação histórica e o discurso intelectual, sempre que isso não se desloque ao marco da disputa política e da determinação de como terá que configurar o futuro e presente da Espanha".

Segundo o Cardeal, " recuperar o espírito da Transição política creio que seria um postulado e uma exigência urgente para todos".