A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou oficialmente hoje uma nota assinada pelo Arcebispo católico John Bathersby e pelo bispo anglicano David Beetge, ambos os co-presidentes da Comissão Internacional Anglicano-Católica para a Unidade e Missão (IARCCUM), desmentindo as especulações publicadas na segunda-feira pelo jornal londrino "The Times", que apresentavam como iminente a unificação de católicos e anglicanos sob a autoridade do Papa.

"The Times" ofereceu uma interpretação infundada do documento "Crescer juntos na unidade e missão", redigido pela IARCCUM e que ainda não foi publicado.

A nota explicativa assinala que "por desgraça, informou-se prematuramente de seu conteúdo, em um modo que interpreta mal suas intenções e dá uma visão sensacionalista de sua conclusão".

"A primeira parte do documento –segue a nota-, que aborda matérias doutrinais, é uma tentativa de sintetizar o trabalho da ARCIC (a comissão internacional anglicano católica) nos últimos 35 anos. Identifica o nível do acordo alcançado pela ARCIC, mas também é muito clara na hora de definir os setores atuais de desacordo e em expor questões que ainda terá que confrontar no diálogo. Estas questões e âmbitos de desacordo se confrontam em quadros intercalados no texto".

um documento de honradez absoluta que avalia o estado das relações entre anglicanos e católicos neste momento", segue o texto.

"O artigo de "The Times" -prossegue a elucidação- especula sobre a resposta da Igreja Católica a um possível cisma dentro da Comunhão Anglicana. Terei que apontar que o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos destacou o valor que a Comunhão Anglicana siga sendo uma comunhão, enraizada na fé apostólica, como indica nesta declaração de 2004".

A comunhão anglicana se encontra atualmente em crise como resultado da decisão do ramo norte-americano de ordenar um bispo homossexual militante. "The Teme" especulava que o Vaticano aproveitaria a divisão para atrair à unificação aos setores anglicanos opostos a este passo.

Na prática numerosos episcopalianos -membros da comunhão anglicana- nos Estados Unidos estão solicitando sua admissão à Igreja católica; mas não existe nenhum "plano maciço" combinado por ambas as partes, como sugeria "The Times".