Representantes do Governo ratificaram o convênio assinado com a Conferência Episcopal Boliviana (CEB), pelo qual se garante e respeita o ensino da disciplina de religião no país.

O encontro se realizou em Cochabamba e participaram o Ministro da Educação e Cultura, Víctor Cáceres; o Vice-ministro de Educação Escolarizada, Julio Roque; de Educação Superior, Ramiro Cuentas; o Arcebispo de Cochabamba, Dom Tito Solari; o Bispo Auxiliar de Cochabamba, Dom Luis Sáinz Hinojosa; assim como técnicos, laicos e responsáveis pela educação católica.

Em coletiva de imprensa, o Ministro da Educação reafirmou a vigência das escolas de convênio, administradas pela Igreja, e anunciou a coordenação de ações para impulsionar a nova lei educativa e relançar o plano nacional de alfabetização. Acrescentou que sua pasta se compromete a manter canais de comunicação com a Igreja para intercambiar experiências educativas.

Por sua parte, Dom Sáinz Hinojosa indicou que o Episcopado expressa seu desejo de contribuir no enriquecimento da nova lei educativa. "Compartilhando as experiências vão enriquecer a nova lei educativa e fazer uma educação a favor das maiorias, dos que vivem afastados e dos mais pobres", afirmou.

Sobre a ratificação do convênio, anunciou que nos próximos dias se dará "uma instrução oficial a todas as direções distritais de educação para ratificar a vigência do convênio até nova ordem", já que "é também um acordo que vai a vantagem de nossos educandos".

"São várias notícias boas e estamos contentes, agradecemos; uma delas é que quer um diálogo permanente com a Igreja em educação e o vamos fazer", expressou o Prelado.