A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) prepara uma "grande cerimônia de beatificação" de mais de 200 mártires da perseguição religiosa acontecida durante a Guerra Civil que poderia celebrar-se neste país ao longo de 2009, ano em que se comemora o 70º aniversário do fim da luta.

Conforme informou este domingo o jornal ABC da Espanha citando fontes oficiais do Episcopado, esta iniciativa forma parte dos compromissos adquiridos pela CEE em seu Plano Pastoral para o qüinqüênio 2006-2010, documento onde os bispos se comprometem à "preparação e celebração de pelo menos uma grande cerimônia de Beatificação de numerosos mártires da perseguição religiosa na Espanha (1936-1939), acompanhada de uma cuidada e oportuna ação pastoral sobre a santidade da vida cristã e o testemunho da fé".

De acordo com o jornal, "a intenção do Episcopado é a de agrupar em uma só celebração os distintos processos que já se encontram abertos, assim como outros que estão a ponto de arrancar, a fim de poder celebrar uma grande cerimônia em nosso país ao longo de 2009. Espera-se que, para tal data, a Santa Sé possa elevar aos altares em qualidade de beatos a mais de 200 mártires".

Além dos processos já iniciados em diversas circunscrições eclesiásticas, assinala ABC, "está-se à espera da abertura de vários processos em algumas dioceses".

"Embora do Episcopado não pudesse confirmar de forma oficial quais serão, prossegue o jornal, estima-se que cerca de uma dúzia de Bispados arranquem, nos próximos meses, as causas de ao menos outra centena de possíveis mártires, de modo que a cifra de beatos que se espera elevar aos altares em 2009 possa superar (inclusive com acréscimo) os 200 ".

As fontes episcopais assinalaram as diocese de Oviedo, Santander, Lérida, Toledo, Valência ou Zaragoza como lugares onde se possam abrir, em breve, tais processos.