Os católicos no Reino Unido aumentam cada dia mais devido à intensa imigração dos últimos anos, sobre tudo dos países do leste europeu como a Polônia, e poderiam chegar a superar o número de anglicanos no país.

Assim o assinala um relatório do instituto Von Hugel, de Cambridge, que foi publicado ontem no jornal The Times, segundo o qual as paróquias católicas vêem crescer fortemente o número de fiéis. Enquanto em alguns lugares, a Igreja Católica respondeu positivamente a esse fenômeno, em outros se viu "afligida" pela magnitude do desafio que representa a maciça afluência de novos fiéis, explica o relatório.

Do mesmo modo, afirma que muitos imigrantes chegam à Inglaterra sem documentos, sem saber inglês e sem lugar para viver. Para muitos, como os poloneses, a Igreja Católica é o primeiro lugar de acolhida.

Algumas paróquias católicas se converteram em centros de colocação e de assistência social e muitas delas, sobre tudo em Londres, organizam missas dominicais das 8:00 a.m. as 8:00 p.m., para atender a um crescente número de fiéis.

Segundo cifras de 2005, na Inglaterra e em Gales há 4,2 milhões de católicos. Do mesmo modo, o número de poloneses católicos em Londres chega a 600 mil, em sua maioria jovens que chegaram ao ano passado.

"Em Londres temos doze Igrejas católicas polonesas e tentamos abrir novos centros", afirma o Pe. Tadeus Kukla, encarregado de seus compatriotas na capital inglesa.