Para celebrar o 81º aniversário da aparição do Menino Jesus à Irmã Lucia em 1926, no próximo dia 15 de fevereiro se realizará diversas atividades no Santuário do Imaculado Coração da Maria em Pontevedra, lugar do sobrenatural encontro.

Entre os atos comemorativos se organizou uma solene Exposição do Santíssimo, um palestra-meditação, a oração do Santo Rosário e a celebração da Santa Missa. Os responsáveis pelas atividades assinalaram que "se o tempo tornar possível", realizar-se-á uma procissão com a imagem do Menino Jesus pelo pátio do Santuário onde se produziu a aparição.

A aparição

A Irmã Lucia se encontrava como noviça no Convento das Doroteas em Pontevedra, atual Santuário do Imaculado Coração da Maria, declarado assim pelo Papa João Paulo II, onde da mesma forma a Santíssima Virgem confiou à religiosa a Grande Promessa dos cinco primeiros sábados de mês.

Irmã Lucia se encontrava no pátio do antigo convento onde se produziu um diálogo que recolhe Irmã Lucia em suas memórias:

"Nos dia 15 de fevereiro de 1926 estava eu muito ocupada com meu ofício, e quase não me lembrava disso (da aparição do dia 10 de dezembro anterior). E ia arrojar um balde de lixo fora do jardim. Era ali onde alguns meses antes tinha encontrado um menino a quem tinha perguntado se sabia a Ave Maria. Respondendo-me que sim, mandei-lhe que a rezasse para eu ouvi-la. E, como ele não resolvia fazê-lo sozinho, não foi capaz de dizer sozinho a Ave Maria, perguntei-lhe se sabia qual era a Igreja de Santa Maria. Respondeu-me que sim. Disse-lhe que fosse todos os dias e que dissesse assim: 'Ó minha Mãe do céu, me dêem a seu Menino Jesus'. Ensinei isso e parti".

"Nos dia 15 de fevereiro de 1926, voltando eu ali como de costume, encontrei um menino que me pareceu ser o mesmo, e lhe perguntei: 'Bom, pediste o Menino Jesus à Mãe do Céu?'. O menino se volta para mim e diz: E você, propagaste pelo mundo o que a Mãe do Céu lhe pediu?'. E, nisto, transforma-se em um Menino resplandecente; reconhecendo que era Jesus".