Nesta manhã milhares de peregrinos se reuniram na Sala Paulo VI para participar da Audiência Geral com o Papa Bento XVI, quem em sua catequese agradeceu pelo rol efetivo e precioso da mulher na história da Salvação.

“A história do cristianismo teria tido um desenvolvimento diverso se não tivesse sido pela generosa contribuição de muitas mulheres”, disse o Santo Padre durante sua catequese referindo-se às “tantas figuras femininas que desenvolveram um rol efetivo e precioso na difusão do Evangelho”.

O Pontífice destacou as figuras de muitas mulheres mencionadas nas escrituras, e em primeiro lugar recordou “à Virgem Maria, que com sua fé e obra maternal colaborou de modo único para nossa Redenção. Convertida em discípula do Filho, Maria manifestou em Cana sua total confiança n'Ele e o seguiu até os pés da Cruz, onde recebeu Dele a missão maternal para com todos seus discípulos de todos os tempo”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Deste modo recordou que “os Evangelhos nos dizem que as mulheres, diferentemente dos Doze, não abandonaram Jesus no momento da Paixão. Entre elas destaca Madalena, que não só presenciou a Paixão, mas também foi a primeira testemunhar e anunciar o Ressuscitado”.

Mais adiante fez notar como São Paulo partindo “do princípio fundamental segundo o qual os batizados”, estando “unidos em Cristo Jesus”, “têm a mesma dignidade, assim como cada um tem funções específicas”.

Finalmente o Pontífice recordou a Carta apostólica Mulieris dignitatem em que João Paulo II afirma: “A Igreja dá graças por todas as mulheres e por cada una… A Igreja expressa seu agradecimento por todas as manifestações do «gênio» feminino aparecidas ao longo da história, em meio aos povos e às nações; dá graças por todos os carismas que o Espírito Santo outorga às mulheres na história do Povo de Deus, por todas as vitórias que deve a sua fé, esperança e caridade; manifesta sua gratidão por todos os frutos de santidade feminina”.