Após onze anos de árduo trabalho, o Arcebispo de Valência, Dom Agustín García-Gasco, encerrará no próximo dia 24 de fevereiro a fase diocesana do processo de canonização do frei mercedário Juan Gilabert Jofré (1350-1417), fundador da primeira instituição psiquiátrica do mundo.

O processo diocesano do Padre Jofré será encerrado no Real Mosteiro dos religiosos mercedários de El Puig de Santa María (Valência), onde morreu o sacerdote e aonde descansam seus restos mortais.

Fontes da comissão para as Causas dos Santos do Arcebispado de Valência indicaram à agência AVAN que depois do encerramento desta fase, a documentação diocesana será enviada à Santa Sé para que continue lá o processo que possibilite sua futura canonização.

O processo diocesano de canonização do “Padre Jofré” já se tentou ser concluída em duas oportunidades em Valência: no início do século XIX e na década de 30 do século XX, mas a invasão das tropas napoleônicas e a perseguição religiosa de 1936, respectivamente, provocaram à destruição da documentação que se recolheu em ambas as ocasiões.

O tribunal eclesiástico responsável pelo processo “documentou que frei Juan Gilabert gozou já em vida de indiscutível fama de santidade pelo seguimento fiel de Jesus Cristo, pela praxe em grau heróico das virtudes teologais e cardeais e que, morto em 1417, sua fama de santidade não se extinguiu mas sim, aumentando a devoção dos fiéis veio rendendo culto público externo interruptamente até o dia de hoje”.

O dia da clausura do processo diocesano coincidirá com o 598º aniversário do “célebre sermão” do Padre Jofré na Catedral de Valência, onde promoveu a fundação do primeiro hospital psiquiátrico do mundo para a acolhida e tratamento dos doentes mentais e apedrejados.

Além disso, “aquele inesquecível sermão do mercedário frei Juan Gilabert foi a origem da advocação mariana de Sancta María dels Innocents ou Virgem dos Desamparados”, acrescentaram.

O Padre Jofré

Juan Gilabert Jofré nasceu em Valência em 1350. Depois de estudar Direito, ingressou na Ordem Mercedária no Mosteiro de El Puig em 1370.

Em 1375 foi ordenado presbítero e em 1391 foi o rei Juan I em favor da redenção dos cativos. Em 1409, designado comendador de Valência, dedica-se a predicação em companhia de São Vicente Ferrer, percorrendo Valência, Aragón, Castilla, Cataluña e Portugal. Faleceu em 18 de maio de 1417 no Mosteiro de El Puig.

Em 1410 fundou um orfanato para crianças abandonadas em Valência e em 1416 uma hospedaria para peregrinos pobres em El Puig.

Fundou em Valência, mediante Bula Pontifícia de Bento XIII de data 26 de fevereiro de 1410, o primeiro manicômio do mundo, o Hospital dos Santos Inocentes, conhecido como "Dels Ignocens" ou "Dels Folls".