O Centro da Bioética João Paulo II celebrou de 26 a 28 de janeiro a 9º Jornada Anual da Bioética e o Simpósio Satélite “A ética nas origens de nossa nacionalidade”.

Os temas centrais foram “Bioética e meio ambiente”, “Desafios éticos da globalização e dos Meios de comunicação Social”, “Grupos vulneráveis”, “Desafios bioéticos das novas tecnologias”, e “Ética biomédica”.

Do mesmo modo, entre os conferencistas estrangeiros estiveram presentes, da Pontifícia Universidade do Chile, Francisco León Correa e Alejandrina Arratia; do Instituto Teológico Compostelano (Espanha), José Amor Pan; da Universidade Alberto Hurtado (Chile), P. Anthony Mifsud; da Universidade de São Paulo (Brasil), Dalton Ruiz de Paula Ramos; e da Universidade Católica de Valência (Espanha), Justo Aznar.

O Centro de Bioética João Paulo II foi criado em 1997 no marco da visita que realizaria a Cuba no ano seguinte o Papa João Paulo II. Seu fundador e atual diretor é o Dr. René Zamora Marín.

O centro é subordinado à Conferência de Bispos Católicos de Cuba e tem como objetivo “servir como centro de referência para a difusão de uma bioética personalista entre todos os profissionais e técnicos do país e, em geral, para todas as pessoas interessadas neste tema”.

Mais informação em http://www.cbioetica.trimilenio.net/