Durante um encontro com os bispos da região italiana de Lombardía, o Papa Bento XVI assinalou que é tarefa de todos os fiéis anunciarem o Evangelho ali onde mais avança o secularismo, a indiferença e o consumismo.

Falando com os bispos, acompanhados por um grupo de laicos da região mais rica e com menor taxa de crescimento populacional da Itália, o Pontífice afirmou que a Igreja tem a missão de “anunciar e testemunhar o Evangelho em todos os âmbitos, especialmente onde emerge os sintomas negativos de uma cultura consumista e hedonista, do secularismo e do individualismo, onde existem antigas e novas formas de pobreza com sinais preocupantes de mal-estar juvenil e fenômenos de violência e de criminalidade”.

O Santo Padre recordou que “seu campo de ação é enorme. Por uma parte, trata-se de defender e promover a cultura da vida humana e da legalidade, e por outra, é necessária uma conversão pessoal e comunitária cada vez mais coerente com Cristo”.

“Para crescer na fidelidade ao ser humano, criado a imagem e semelhança do Criador –adicionou–, terá que entrar com maior intimidade no mistério de Cristo e difundir a mensagem de salvação”. 

“Temos que fazer todo o possível para conhecer cada vez melhor a figura de Jesus, para ter um conhecimento sobre Ele não só ‘de segunda mão’, mas também um conhecimento através do encontro na oração, na liturgia, no amor ao próximo”, destacou o Pontífice.

O Santo Padre concluiu pedindo que “se intensifique, portanto, o testemunho evangélico para que em todos os ambientes, os cristãos, guiados pelo Espírito Santo que habita na Igreja e nos corações dos fiéis como em um templo, sejam sinais vivos da esperança sobrenatural”.