“Colômbia está se convertendo em um dos países que mais exporta religiosos a África, já que são mais de 400 os que chegam a esse continente para enfrentar a grave crise humanitária  que sofre essa região”, assegurou Dom Édgar Tirado, Presidente da  Comissão de Animação Missionária da Conferência Episcopal da Colômbia.

Segundo Dom Tirado, dados divulgados pelo Episcopado revelam que mais de “400 religiosos colombianos são missionários no mundo porque a Europa também incrementou as solicitudes para que estes façam seu trabalho de evangelização nesses países”.“A Europa está em um processo de querer uma nova evangelização, devido a cultura afastou seus povos do Evangelho. É como retribuir o que há séculos nos deram", adicionou.

Por outro lado, para atender a demanda no país, o Prelado indicou que há pelo menos 150 religiosos em 10 vicariatos apostólicos e a diocese de Buenaventura. Explicou que paralelamente alguns sacerdotes se formam exclusivamente em comunidades para desempenhar em seguida o trabalho missionário.

O tema das missões será o eixo principal da Assembléia Plenária da CEC, que reúne nesta semana 90 bispos em Bogotá onde debaterão também o intercâmbio humanitário, os paramilitares e a política, assim como o tema das uniões homossexuais.