O Papa Bento XVI nomeou Dom Abraham Escudero Montoya, até agora Bispo de Espinal, onde teve que enfrentar a violência contra um templo da diocese, como novo Bispo de Palmira (Colômbia).

Dom Abraham Escudero Montoya nasceu em Urrao, Arquidiocese da Santa Fé de Antioquia, em 24 de janeiro de 1940. Realizou seus estudos eclesiásticos no Seminário Maior de Medellín. Licenciou-se em Psicologia na Universidade de Antioquia em Medellín e obteve a licenciatura em Teologia Espiritual na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Medellín em 8 de junho de 1968; e como tal foi Diretor Espiritual do Seminário Menor, Diretor Espiritual do Seminário Maior, Diretor da Casa de Formação Paulo VI, Delegado Arquidiocesano para a pastoral juvenil e Vigário Episcopal para a Vida Consagrada.

Em 22 de maio de 1986 foi nomeado Bispo Auxiliar de Medellín, recebeu a consagração episcopal em 21 de junho de 1986 e foi nomeado Bispo de Espinal em 1990.

Em 17 de fevereiro do ano passado, a igreja do Senhor dos Milagres de Espinal foi incendiada por desconhecidos, que logo foram detidos pela polícia. Dom Escudero excomungou os perpetradores e advertiu que “não sabemos o que há detrás de tudo isto nem o que procuravam. Isto deve ser investigado porque não acredito que corresponda a dois drogados, pode haver muitos interesses criados desde muitos ângulos”.