O Presidente da Conferência de Religiosos (CONFER), Frei Alejandro Fernández Barrajón, informou que o Governo pediu ajuda à Igreja para a acolhida de 900 menores imigrantes chegaram a Canarias, mas negou que exista já um acordo.

Em conferência de imprensa, Frei Fernández indicou que está sendo desenvolvido um diálogo entre ambas as partes. Destacou que para chegar a um acordo, os religiosos pedem “garantias mínimas de continuidade para esta acolhida de menores, uma garantia que irão respeitar seus direitos, o que em alguns casos não ocorrem atualmente, e de que irão assegurar sua legalização”.

Explicou que se trata de um “tema muito pontual” e que em todo momento a Conferência Episcopal Espanhola, Cáritas e CONFER “quiseram responder positivamente a esta petição” e por isso “estamos em processo de diálogo”. Indicou que do total de menores, 250 necessitam atenção urgente.

Depois de informar que a semana que vem haverá outra reunião, o Presidente da CONFER assinalou que sem essa garantia de continuidade no processo de acompanhamento dos menores até que alcancem a maior idade, “não entraríamos na acolhida” porque “estamos vendo situações difíceis em torno de direitos humanos dos menores”.