Diversas dioceses africanas estão organizando congressos onde as famílias que participaram do 5º Encontro Mundial das Famílias (EMF) em Valência (Espanha), dão seu testemunho e compartilham as mensagens que o Papa Bento XVI deu no evento.

A Agência AVAN informou que o Bispado de Gokwe (Zimbabwe), organizou um congresso em que os matrimônios locais que assistiram ao EMF compartilharam sua experiência com outras famílias. O bispo local, Dom Ángel Floro, afirmou que o evento mundial foi uma “motivação muito importante para impulsionar novos projetos da pastoral familiar”.

Por sua vez, em Angola se realizaram congressos nas dioceses de Luanda, Huambo e Benguela, onde participaram as vinte famílias que viajaram a Espanha. O sacerdote valenciano, P. Francisco Reig, afirmou que o EMF foi “um grande enriquecimento e o primeiro em que participaram famílias angolanas”.

O missionário, que vive a 12 anos na África, disse que no Encontro de Valência os casais angolanos “puderam constatar que há famílias cristãs em todo mundo que compartilham sua mesma fé, algo que foi muito importante para eles”.

Por outro lado, as cinqüenta famílias de Madagascar e das Ilhas Seychelles que participaram do EMF também transmitiram seu testemunho em encontros organizados pelas comunidades do Caminho Neocatecumenal às que pertencem.