O Cardeal Antonio María Javierre Ortás, salesiano de 86 anos, foi convocado à Casa do Pai em Roma nesta quinta-feira pela manhã, e na sexta-feira ao meio-dia o Papa Bento XVI presidirá o funeral na Basílica de São Pedro. 

O Cardeal Javierre, que neste mês teria completo 87 anos, era Prefeito Emérito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Antonio María Javierre nasceu em Siétamo (Huesca) em 21 de fevereiro de 1921. Foi ordenado sacerdote em 1949 e foi criado Cardeal pelo Papa João Paulo II no consistório de 28 de junho de 1988. Religioso salesiano, ingressou na Congregação em 1940. Depois dos estudos de Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em 1949. Doutor em Teologia, foi professor desta disciplina, primeiro, e decano da Faculdade de Teologia, depois, da Universidade Salesiana de Roma (1959-71).

Perito do Episcopado espanhol durante o Concílio Vaticano II, dirigiu a Universidade Salesiana até 1974 como Reitor Magnífico. Durante seu reitorado, este centro universitário passou de ser Ateneu Pontifício a Universidade Pontifícia.

Ordenado Bispo, foi renomado Secretário da Congregação Vaticano para a Educação Católica. Já Cardeal, em 1988, foi renomado bibliotecário e arquivista da Santa Igreja Romana e, posteriormente, Prefeito de Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, cargo que desempenhou até 1996.

Na quarta-feira, festa de São João Bosco, fundador dos Salesianos, o Cardeal Javierre celebrou a Missa na capela de sua própria residência, nas imediações do Vaticano. Depois da ceia, o Cardeal, as Servas de Jesus Cristo Sacerdote, as religiosas que o atendiam, e alguns amigos mais próximos, estiveram vendo o filme “Dom Bosco”.

Está previsto que nesta tarde, a capela ardente seja visitada pelo Secretário de Estado Cardeal Tarcisio Bertone, também religioso salesiano.